Rio proíbe canudos plásticos: saiba o que muda a partir de agora

July 11, 2018

A lei que proíbe estabelecimentos comerciais cariocas de usarem canudos plásticos foi sancionada pela Prefeitura do Rio de Janeiro no último dia 05 de julho. Multa nos valores de R$ 3.000 a R$ 6.000 (em caso de reincidência) serão aplicadas a quem descumprir a nova norma que, mesmo aprovada, ainda não tem prazo para entrar em vigor.

"Nós do IEVA - Instituto Eventos Ambientais estamos muito satisfeitos com esta vitória socioambiental na nossa Cidade Maravilhosa. Agora é proibido o uso de canudos plásticos no Rio de Janeiro!", celebra o presidente do IEVA, Alexandre Gontijo.

Mesmo que muito positiva, a nova lei deixa uma dúvida aos comerciantes cariocas: o que muda a partir de agora? Em primeiro lugar, canudos seguem permitidos. Apenas os feitos de plástico foram proibidos. Sendo assim, restam os itens feitos com materiais biodegradáveis.

“Obriga os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, barracas de praia e vendedores ambulantes do Município do Rio de Janeiro a usar e fornecer a seus clientes apenas canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante”, afirma o artigo primeiro da lei sancionada.

No entanto, a principal mudança é em relação à mentalidade de consumidores e comerciantes. Ao abordar o consumo sob uma ótica sustentável, o cidadão carioca ganha mais um incentivo para encarar o cotidiano de maneira mais sustentável, em maior harmonia com o meio-ambiente e com práticas de consumo saudáveis.

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Nos siga nas redes
  • facebook-site
  • instagram-site
  • youtube-site

Ligue:

(21) 2215-3671

Endereço: 

Avenida Treze de Maio, 33 - Bloco: B, Sala 1.715

Rio de Janeiro/RJ

Instituto Eventos Ambientais © 2017 - Desenvolvido por 21 Digital