Com Parceiros do Bem, IEVA aplica padrões internacionais de sustentabilidade no Arena Park Maracanã
June 19, 2018

Aderir à iniciativa Parceiros do Bem proposta pelo IEVA - Instituto Eventos Ambientais garantiu ao Arena Park Maracanã o posto de primeiro parque carioca a cumprir padrões internacionais de sustentabilidade empresarial. Ao investir na nova iniciativa do IEVA, o Park contratou o serviço de consultoria ambiental que o adequou às exigências previstas pela Norma Internacional 20.121 e pela ISO 26.000 - tornando-o pioneiro neste tipo de certificação no Rio de Janeiro.
"A Norma Internacional 20.121 define os impactos positivos gerados por eventos e exige a garantia da distribuição equitativa dos mesmos entre todos os envolvidos na atividade. Assim, determinamos as necessidades e expectativas implícitas ou obrigatórias e delineamos os seus impactos positivos e negativos, para que sejam distribuídos de forma eficiente", afirma o presidente do IEVA, Alexandre Gontijo, que completa. "Já a ISO 26000 surge para ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial".
As práticas exigidas para a obtenção de ambas as certificações também garantem outro fato importante: o cumprimento dos ODS, conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para este século. Todos estes atrativos transformam o trabalho feito pelo IEVA no Arena Park Maracanã numa referência de evento sustentável no Rio de Janeiro.
"Acreditamos que a sustentabilidade nasce de dentro para fora. Assim, pretendemos influenciar positivamente a região do Maracanã, Tijuca e adjacências com um modelo de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável ao alcance das pessoas da área. A troca de experiências entre a população e o Park é essencial nesse objetivo", conclui Gontijo.
Confira abaixo as iniciativas implementas pelo IEVA para que o Arena Park Maracanã se transforme em referência socioambiental na nossa Cidade Maravilhosa.
Contratação de mão de obra local para as atividades realizadas no espaço, fomentando o desenvolvimento econômico local por meio da criação de novas fontes de renda na área;
Criação de um Jardim Sensorial para o publico, com ênfase na acessibilidade. Os jardins com plantas aromáticas ficam próximos aos banheiros, promovendo educação ambiental e boa convivência com os recursos naturais e os sentidos humanos. Reduzindo, assim os impactos visuais e olfativos, negativos, que as instalações de um banheiro público causam.
Contratação da Coopquitungo, cooperativa de catadores de resíduos responsável pela destinação correta dos resíduos sólidos gerados no local;
Contratação do Instituto Libertas para a destinação correta do óleo de cozinha descartado pelas empresas que atuam no local;
Distribuição de lixeiras para coleta seletiva;
Ações de conscientização do público e dos comerciantes locais para o descarte correto;
Todo resíduo sólido não reciclável é destinando a uma área de compostagem;
Criação de politica de proteção e defesa dos animais no local.
O projeto Parceiros do Bem é a iniciativa do IEVA que visa reunir empresas, cooperativas, institutos numa mesma plataforma de colaboradores, trocando serviços entre si e garantindo a atuação entre prestadores de serviço confiáveis com geração de lucro para todos os envolvidos.