Para o IEVA, proibição de canudos plásticos no Rio de Janeiro é uma vitória para o meio-ambiente

June 11, 2018

A proibição dos canudos plásticos na cidade do Rio de Janeiro, aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro no último dia 07 de junho, é considerada uma vitória para o meio-ambiente pelo presidente do IEVA - Instituto Eventos Ambientais, Alexandre Gontijo. Segundo ele, a aprovação deve ser celebrada mas, quando implementada, merece cuidados.

"Isso é uma vitória conquistada para nosso meio-ambiente. O Rio de Janeiro deve seguir como referência ambiental no Brasil, e ser a primeira capital do país a adotar esta política é muito importante para isso. No entanto, a partir da implementação desta lei, devemos fiscalizar de perto seu cumprimento", afirma Gontijo.

No mesmo dia, a cidade de Arraial do Cabo sancionou projeto de lei semelhante. Na cidade da Região dos Lagos, os comerciantes terão o prazo de 180 dias para se adaptarem ao uso de canudos de papel biodegradável ou material reciclável. Após este prazo, o descumprimento da lei gera multa de R$ 500, entre outras punições.

O movimento carioca se junta a medidas como as adotadas recentemente pela Comissão Europeia, que apresentou novas regras para reduzir e até mesmo banir produtos plásticos descartáveis que representam 70% dos resíduos mais encontrados nas praias e mares da Europa. Na Ásia, a Índia sinaliza a mesma movimentação, acenando com este caminho nos próximos cinco anos.

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Nos siga nas redes
  • facebook-site
  • instagram-site
  • youtube-site

Ligue:

(21) 2215-3671

Endereço: 

Avenida Treze de Maio, 33 - Bloco: B, Sala 1.715

Rio de Janeiro/RJ

Instituto Eventos Ambientais © 2017 - Desenvolvido por 21 Digital