Revitalização do Parque Recanto do Trovador reúne a Zona Norte em um lugar

May 30, 2018

A revitalização do Parque Recanto do Trovador pelo IEVA - Instituto Eventos Ambientais vem reunindo milhares de pessoas no local. Números levantados pelo Instituto mostram que desde a adoção do Parque, em janeiro, o número de visitantes saltou de aproximadamente 50 pessoas para mais de 5 mil.

"O Parque vem tendo um crescimento muito legal de frequentadores desde que o adotamos. Chegamos ao auge de, numa única manhã, receber um público de mais ou menos 5 mil pessoas durante o feriado da Semana Santa, em março", revela o presidente do IEVA, Alexandre Gontijo.

O processo de atrair moradores da comunidade do Morro dos Macacos, localizada nos fundos do Parque, e os residentes em Vila Isabel, Grajaú e bairros vizinhos passa pela proposição de uma agenda constante de eventos e cursos. De janeiro a abril foram ofertados cursos gratuitos como os de Formação de Condutores Ambientais e Produção de Eventos para adultos, oficinas de percussão com o Projeto Batuque Legal para crianças, além de eventos em datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia Internacional da Mulher ou competições esportivas, como as Olimpíadas Especiais para PCD e o Esporte na Rua, com apoio da Nike e do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. E a previsão é que, a partir de junho, essa agenda se intensifique com a abertura da oficina de percussão para adolescentes e novos cursos grátis para o público adulto.

"O objetivo da nossa adoção é que seja muito boa para o Parque e para os moradores do entorno. Para isso, promovemos transformações com os cursos gratuitos ofertados e com as atividades lúdicas que propomos. Acreditamos, assim, promover educação ambiental e inclusão socioambiental", analisa Gontijo.

Os planos do presidente do IEVA se comprovam em números averiguados pelo Instituto. Antes da adoção, o total de visitantes diário variava em uma média de 35 a 50 pessoas. Após o IEVA assumir o projeto junto à Fundação Parques e Jardins, em janeiro, o processo de atrair cidadãos deu seu passo inicial com as cerca de 2.700 pessoas presentes ao fim de semana de eventos em comemoração pelo acordo.

O auge de público presente ao Parque neste início de 2018 aconteceu no dia 30 de março. As celebrações da Sexta-Feira Santa levaram 5 mil pessoas ao Parque, em dia que contou com encenação da Via Sacra pelos jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Correia.

"Os números vêm aumentando gradativamente. Sentimos isso já em janeiro, com o evento de comemoração pela adoção do Parque. Em fevereiro, com a chegada dos patos ao lago, também passamos a receber mais visitantes. Já em março, o teatro ao ar livre durante a Semana Santa foi o destaque. Junto com os cursos gratuitos, oficinas de percussão e demais atividades fixas, a cada dia este número vem aumentando", conclui o presidente do IEVA.

O IEVA adotou o Parque Recanto do Trovador em uma Parceria Público-Privada (PPP) inédita com a Fundação Parques e Jardins e a Prefeitura do Rio de Janeiro em 04 de janeiro de 2018. O objetivo de revitalizar o Parque, o transformando em polo de lazer, esporte e cultura na Zona Norte vem sendo cumprido em atividades pensadas, promovidas e realizadas em parceria com a IX Região Administrativa e a administração da Vila Olímpica Artur da Távola, localizada nas dependências do Parque.

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Nos siga nas redes
  • facebook-site
  • instagram-site
  • youtube-site

Ligue:

(21) 2215-3671

Endereço: 

Avenida Treze de Maio, 33 - Bloco: B, Sala 1.715

Rio de Janeiro/RJ

Instituto Eventos Ambientais © 2017 - Desenvolvido por 21 Digital