Aniversário de 130 anos marca revitalização do Parque Recanto do Trovador

January 18, 2018

O Aniversário de 130 anos do Parque Recanto do Trovador marcou sua adoção e o início do projeto de revitalização liderado pelo IEVA - Instituto Eventos Ambientais. Realizado em 13 e 14 de janeiro, o evento foi o pontapé inicial do plano de transformar o Antigo Jardim Zoológico de Vila Isabel em um polo de lazer, cultura, turismo e sustentabilidade no Rio de Janeiro.

Todo o espaço, construído no final do séc. XIX pelo histórico personagem Barão de Drummond, será conservado através de um programa de educação ambiental e patrimonial que envolverá a comunidade do Morro dos Macacos e os bairros de Vila Isabel, Grajaú e Engenho Novo. O IEVA formará agentes e condutores ambientais que resgatarão os antigos espaços, contando a historia da região.

Durante os dois dias de comemorações, o Parque Recanto do Trovador recebeu diversas atividades, como emissão de documentos com isenção, vacinação de animais de estimação, gincanas e shows. Autoridades estiveram presentes para celebrar o acordo firmado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Fundação Parques e Jardins, IX Região Administrativa e IEVA.

"Essa adoção do Parque Recanto do Trovador feita pelo Instituto IEVA é uma medida que muda o paradigma das adoções na cidade, com a recomposição histórica do patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, além da realização de eventos", afirma o secretário Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Jorge Felippe Neto.

Além do líder da Seconserma, representantes de outros órgãos municipais estiveram presentes. Todos demonstraram otimismo com a adoção do parque, cujo projeto pode indicar os rumos da política de adoção de áreas públicas cariocas.

"A adoção do parque é uma iniciativa ímpar, que vai dentro da política pública para a política urbana de adoção. Essa linha, um plano piloto que se realiza, nós pretendemos expandir para as outras unidades de conservação da nossa cidade, que são muitas. O objetivo é a preservação e a visitação das pessoas nessas áreas de grande relevância da nossa cidade que, na verdade, é uma grande unidade de conservação", analisa o subsecretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Justino Carvalho.

Se as autoridades se mostram otimistas, os moradores da região demonstram esperar que a revitalização do Antigo Jardim Zoológico traga oportunidades à comunidade que o cerca.

"Nossa expectativa hoje é a melhoria do parque. Esperamos que os jovens que estão largados por aí curtam mais esse ambiente e acreditem nessa oportunidade que está acontecendo, com atividades e eventos nesse parque que há anos está abandonado", projeta Kitinho, morador do bairro e um dos administradores da página S.O.S Macacos, que completa. "Para nós, é muito importante. Não só o morro, mas os bairros ao redor têm que desfrutar do Antigo Jardim Zoológico - para nós, conhecido como 'Parque'".

Revitalizar o parque, para o IEVA, passa necessariamente pelo envolvimento de pessoas e empresas com o projeto de trazer vida nova a um local que tem mais de um século de existência e muitas histórias para contar.

"Ninguém mais irá falar que aqui no entorno existe uma área abandonada. Cada morador vai conhecer, passo-a-passo, cada espaço desse antigo zoológico. Teremos atividades para que os moradores da comunidade dos Macacos e do entorno desse parque possam entrar aqui e saber onde está a mão de alguém que fez a mesma coisa que nós fizemos aqui, mas em 1887", projeta o assessor jurídico do IEVA, Francisco Carrera, ressaltando o resgate da importância histórica do Barão de Drummond, criador do parque.

Já o presidente do IEVA, Alexandre Gontijo, ressalta a prática da sustentabilidade através de serviço ambiental urbano prestado pelo parque ao sequestrar carbono, atrair potencial turístico e manter bens tombados ao mesmo tempo em que promove o lazer, o entretenimento e a cultura com um diferencial: desonerar o poder público.

"A importância é estimular as parcerias público privadas, desonerar os cofres públicos e estimular o compromisso da sociedade na gestão participativa sem excluir os moradores e usuários das áreas públicas, que devem entender que o patrimônio público é um bem de todos", conclui Gontijo.

 

SERVIÇO

Aniversário de 130 anos do Parque Recanto do Trovador

Local: Parque Recanto do Trovador (Antigo Jardim Zoológico)

Endereço: Rua Visconde de Santa Isabel, 278 - Vila Isabel

Datas: 13 e 14 de janeiro de 2018

Horários: 09h às 17h

Patrocínio Oficial: Cerveja Império

Apoio: Harley-Davidson, Escoteiros do Brasil, Prefeitura do Rio de Janeiro, AGC Eventos, Difato Produções, Carrera Advogados, B3 Service, CPOR/RJ, Vila Olímpica de Vila Isabel Artur da Távola, Black Soul Charme, Superprix, Associação Atlética Light, Padaria Verdun, Irmandade Braseteria

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Nos siga nas redes
  • facebook-site
  • instagram-site
  • youtube-site

Ligue:

(21) 2215-3671

Endereço: 

Avenida Treze de Maio, 33 - Bloco: B, Sala 1.715

Rio de Janeiro/RJ

Instituto Eventos Ambientais © 2017 - Desenvolvido por 21 Digital