Parceria com Meu Copo Eco e Coopquitungo cumpre seis Objetivos Globais no Samba do Tijolinho

October 16, 2017

O IEVA - Instituto Eventos Ambientais levou os parceiros Meu Copo Eco e Coopquitungo para promover a sustentabilidade do Samba do Tijolinho no último sábado, 14 de outubro. Com isso, a roda de samba no tradicional bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi 100% sustentável ao reduzir a produção de resíduos sólidos e encaminhar corretamente tudo o que foi gerado.

"Promovemos uma campanha evento limpo, sem de uso de descartáveis. Em parceria com o Meu Copo Eco, efetuamos a locação de copos e porta-copos para uma diversão com as mãos livres. Dando prosseguimento aos parâmetros da sustentabilidade, separamos as latinhas e demais resíduos para a Coopquitungo, uma cooperativa de catadores. Com isso o IEVA continua praticando sustentabilidade e cumprindo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", afirma o presidente do IEVA, Alexandre Gontijo.

Os objetivos da participação do IEVA eram dois: em primeiro lugar, reduzir ao máximo a geração de resíduos sólidos. Isso foi feito por meio da parceria com o Meu Copo Eco, através da qual os presentes alugaram os copos com os quais ficaram durante todo o evento.

Em segundo lugar, precisávamos destinar corretamente os resíduos inevitáveis (como latinhas de alumínio). Esse foi o papel da Coopquitungo, que destinou 100% desses resíduos à reciclagem e ficou com os dividendos da operação. 

Ao fim do evento, os organizadores receberam a Moção IEVA de Aplausos Sustentáveis, reconhecimento pelo esforço para atingir excelência em padrões socioeconômicos. Com a ação, cumprimos seis dos 17 Objetivos Globais, metas traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável. Confira abaixo quais metas foram atingidas.

 

01- Erradicação da Pobreza

Ao incluir a Coopquitungo, cooperativa de catadores formada por pessoas de classes sociais menos favorecidas, apoiamos seu empoderamento econômico;

 

08- Emprego digno e crescimento econômico

O trabalho digno e remunerado realizado pelos catadores os inclui socialmente, lhes dando poder de consumo;

 

03- Redução das desigualdades

Ao se empoderarem economicamente, esses catadores se incluem na sociedade de consumo, tendo acesso aos produtos e serviços que lhes forem necessários;

 

10- Cidades e comunidades sustentáveis

Cuidar para que toda a cadeia produtiva de um evento realizado em uma área altamente urbanizada, envolvendo atores sociais desta cidade, é a nossa forma de fomentar a sustentabilidade em toda a comunidade;

 

12- Consumo e produção sustentáveis

A parceria com o Meu Copo Eco proporcionou o consumo sustentável de copos, tendo em vista que nenhum copo descartável foi utilizado durante o evento, eliminando um item que é poluente desde a sua produção;

 

17- Parcerias em prol das metas

As parcerias com Meu Copo Eco, Coopquitungo e com os organizadores do Samba do Tijolinho nos permitiram promover a sustentabilidade e os ODS de maneira lúdica em prol das metas estabelecidas pela ONU.

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Nos siga nas redes
  • facebook-site
  • instagram-site
  • youtube-site

Ligue:

(21) 2215-3671

Endereço: 

Avenida Treze de Maio, 33 - Bloco: B, Sala 1.715

Rio de Janeiro/RJ

Instituto Eventos Ambientais © 2017 - Desenvolvido por 21 Digital