Semana da Árvore mobiliza estudantes e empreendedores na Baixada Fluminense

September 27, 2017

A Semana da Árvore de São João Meriti mobilizou 200 estudantes da rede pública de ensino e 30 empreendedores sociais durante três dias. O evento organizado e realizado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, com coordenação e execução do IEVA – Instituto Eventos Ambientais, ainda deixou como resultado o plantio de 150 mudas na cidade.

“As atividades realizadas na Semana da Árvore cumprem sete dos 17 Objetivos Globais (ou Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS), que são metas de desenvolvimento sustentável definidas pela ONU. Nos sentimos realizados ao entregar um evento que deixe marcas sociais, educacionais e ambientais em São João de Meriti”, afirma o presidente do IEVA, Alexandre Gontijo.

A Semana da Árvore aconteceu de 19 a 21 de setembro e se dividiu em três pontos da cidade. Na Praça dos Três Poderes foi realizada a Feira de Economia Criativa Solidária, que reuniu 30 empreendedoras da Região Metropolitana expondo seus produtos artesanais. Junto com a feira, houve atendimento gratuito de um auriculoterapeuta.

“Com esta atividade, cumprimos os itens 03, 05, 08, 10 e 11 dos Objetivos Globais. Proporcionamos saúde, empoderamos mulheres e meninas, promovemos o crescimento econômico sustentado e sustentável e reduzimos a desigualdade”, explica Gontijo.

Além da feira de empreendedorismo, a praça também recebeu crianças 36 crianças da Escola Municipal José Marques Castanheira, que se encontraram com o secretário municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Sidarta Venda para uma tarde de música, alegria e – claro – um delicioso lanche no fim da tarde.

No segundo dia de atividades, crianças da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola plantaram 150 mudas no Parque Municipal Jardim Jurema. A ação foi o primeiro ato após a adoção do parque pelo Lions Clubs, organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para trabalhos humanitários.

Já no dia 21, quando é comemorado o Dia da Árvore, o Horto Botânico Meritiense recebeu as crianças da Escola Municipal José Bonifácio para uma manhã de educação ambiental. As turmas tiveram uma aula sobre as espécies nativas da região durante um passeio pelo local, que passa por um processo de revitalização.

“A participação das crianças atende ao Objetivo Global número 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. Com isso, mais do que três dias de eventos, realizamos três dias de atividades que deixam marcas positivas no presente e no futuro de São João de Meriti”, conclui o presidente do IEVA.

-

O que são os Objetivos Globais

Esse conjunto de iniciativas propostas em comum acordo por países de todo o mundo foi adotado durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, reunindo 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Os temas definidos como ODS são muitos, mas basicamente têm um ponto em comum: tornar o desenvolvimento humano mais seguro e garantir condições de vida adequadas sob o ponto de vista social, ambiental e econômico.

  1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

  2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

  3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

  4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

  5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

  6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos

  7. Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia

  8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

  9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

  10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

  11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

  12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

  13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos

  14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

  15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

  17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

     

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Nos siga nas redes
  • facebook-site
  • instagram-site
  • youtube-site

Ligue:

(21) 2215-3671

Endereço: 

Avenida Treze de Maio, 33 - Bloco: B, Sala 1.715

Rio de Janeiro/RJ

Instituto Eventos Ambientais © 2017 - Desenvolvido por 21 Digital