Segunda vistoria de Comissão que estuda rios cariocas vai a Acari

June 26, 2017

O professor e jurista Francisco Carrera do IEVA esteve presente, na condição de consultor especial, de mais uma vistoria realizada pela Comissão dos Rios da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, presidida pelo Vereador Alexandre Isquierdo Moreira. Nesta vez vistoriamos o Rio Acari, na altura da Fazenda Botafogo. Contamos com a presença do Vereador Val do CEASA e do Vereador Jair da Mendes Gomes, além dos representantes da COMLURB, Rio Águas e do Superintendente Regional.
O Rio Acari é um rio atípico na Cidade. Além de não possuir uma nascente em um maciço, ele recebe águas de outros Rios contribuintes, tais como os Rios Valqueire, Sapopemba, Rio das Pedras, Fontinha, Tinguí,Orfanato e Ninguém (que nascem no encontro dos maciços da Tijuca e Pedra Branca) e Rio Calogi (Que nasce no Gericinó). É o rio de maior largura entre margens e sua bacia de decantação, constantemente passa por obras de drenagem. Acari é o nome de um peixe ( Hypostomus sp.), o famoso peixe cascudo, ou bodó. O local já foi uma grande fazenda de cana e de hortifrutigranjeiros. E suas águas serviam para irrigação local e escoamento da produção de cana de açúcar. O Bairro de Acari, ainda ficou famoso pela passagem do Ramal da Ferrovia Rio D'Ouro, que foi construída com o intuito de auxiliar nas obras da represa de Tinguá, responsável pelo abastecimento da Cidade, naquela época.

O local estava muito assoreado. Durante a vistoria, coram constatadas diversas ilhas de aluvião na calha do Rio, além de carcaças de automóveis e res[iduos sólidos. Em razão das chuvas recentes, suas águas estavam com alto índice de oxigenação. E o seu leito estava translúcido, já na altura da Av. Brasil, antes do encontro da Foz do Rio das Pedras.  O Rio estava povoado de cardumes de Lebistes (barrigudinhos). A comissão também encontrou um depósito de Resíduos de Construção Civil, na sua margem Direita, sem qualquer controle.

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Nos siga nas redes
  • facebook-site
  • instagram-site
  • youtube-site

Ligue:

(21) 2215-3671

Endereço: 

Avenida Treze de Maio, 33 - Bloco: B, Sala 1.715

Rio de Janeiro/RJ

Instituto Eventos Ambientais © 2017 - Desenvolvido por 21 Digital